terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO FRANCISCANA: O SIGNIFICADO DO TAU


O Tau é um dos símbolos mais usados pelos Franciscanos. O Tau é a última letra do alfabeto hebraico e a décima nona letra do alfabeto grego.Formado por duas linhas que se encontram, uma horizontal e uma vertical, o Tau recorda a ideia de tempo e da eternidade.  É um sinal bíblico usado pelo profeta Ezequiel para designar os eleitos que seriam poupados por Deus do extermínio: “Adonai falou com ele: ‘Percorra a cidade de Jerusalém e marque com uma cruz (“T”, o Tau) a testa dos indivíduos que estiverem se lamentando e gemendo por causa das abominações que se fazem no meio dela” (Ez 9,4)

A ligação do Tau bíblico com a espiritualidade franciscana remonta ao próprio Francisco de Assis. Segundo os primeiros biógrafos do santo, Francisco venerava o símbolo do Tau, traçando-o em vários momentos de sua vida e pronunciando-o em suas pregações e bênçãos. Importante para o reconhecimento do Tau na espiritualidade do próprio Francisco é a famosa Bênção a Frei Leão, tirada do Livro dos Números.

Bênção escrita por São Francisco à Frei Leão.

O Papa Inocêncio III (1160-1216) explica o sentido do Tau: “Tem a forma de Cruz; quem o traz consigo, vive sua fé.”
São Francisco teve grande veneração por esta letra, pois lhe lembrava o grande amor de Cristo por nós.
Portanto, o Tau é:
A lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor;
Sinal de penitência e conversão interior;
Sinal de dor pelos pecados do mundo;
Recordação de nosso batismo; nossa marca de Filhos de Deus;
Sinal de salvação .

São Francisco selava o que escrevia com o Tau, para significar a densidade do Amor de Deus, concretizado na Cruz de Cristo, sinal de Salvação.

Assim, o Tau, também conhecido como cruz franciscana, se converteu num símbolo franciscano. Ele é visto nos pescoços dos franciscanos em um cordão com três nós. Os nós representam os três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade. O Tau, usado não só pelos franciscanos, mas por muitos cristãos, recorda o caminho do Evangelho que nos leva à Salvação. Usar este símbolo é viver uma vida de conversão, transformá-la em missão e serviço ao outro. 

2 comentários: