domingo, 23 de dezembro de 2012

NATAL DO SENHOR





Dia 24 de Dezembro
   20h - Missa do Natal do Senhor (fala um gesto concreto, uma doação para os mais pobres)

Dia 25 de Dezembro
                          Missas: 08:30h , 10h e 19h

Dia 31 de Dezembro
      19h - Santa Missa


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE NATAL



Dia 20 de Dezembro
    19h - Missa com celebração da Penitência - Unção dos enfermos

Dia 22 de Dezembro
  19h - Missa com Auto de Natal - Pastoral da Juventude


Dia 24 de Dezembro
   20h - Missa do Natal do Senhor (fala um gesto concreto, uma doação para os mais pobres)

Dia 25 de Dezembro
                          Missas: 08:30h , 10h e 19h

Dia 31 de Dezembro
      19h - Santa Missa


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO FRANCISCANA: O SIGNIFICADO DO TAU


O Tau é um dos símbolos mais usados pelos Franciscanos. O Tau é a última letra do alfabeto hebraico e a décima nona letra do alfabeto grego.Formado por duas linhas que se encontram, uma horizontal e uma vertical, o Tau recorda a ideia de tempo e da eternidade.  É um sinal bíblico usado pelo profeta Ezequiel para designar os eleitos que seriam poupados por Deus do extermínio: “Adonai falou com ele: ‘Percorra a cidade de Jerusalém e marque com uma cruz (“T”, o Tau) a testa dos indivíduos que estiverem se lamentando e gemendo por causa das abominações que se fazem no meio dela” (Ez 9,4)

A ligação do Tau bíblico com a espiritualidade franciscana remonta ao próprio Francisco de Assis. Segundo os primeiros biógrafos do santo, Francisco venerava o símbolo do Tau, traçando-o em vários momentos de sua vida e pronunciando-o em suas pregações e bênçãos. Importante para o reconhecimento do Tau na espiritualidade do próprio Francisco é a famosa Bênção a Frei Leão, tirada do Livro dos Números.

Bênção escrita por São Francisco à Frei Leão.

O Papa Inocêncio III (1160-1216) explica o sentido do Tau: “Tem a forma de Cruz; quem o traz consigo, vive sua fé.”
São Francisco teve grande veneração por esta letra, pois lhe lembrava o grande amor de Cristo por nós.
Portanto, o Tau é:
A lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor;
Sinal de penitência e conversão interior;
Sinal de dor pelos pecados do mundo;
Recordação de nosso batismo; nossa marca de Filhos de Deus;
Sinal de salvação .

São Francisco selava o que escrevia com o Tau, para significar a densidade do Amor de Deus, concretizado na Cruz de Cristo, sinal de Salvação.

Assim, o Tau, também conhecido como cruz franciscana, se converteu num símbolo franciscano. Ele é visto nos pescoços dos franciscanos em um cordão com três nós. Os nós representam os três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade. O Tau, usado não só pelos franciscanos, mas por muitos cristãos, recorda o caminho do Evangelho que nos leva à Salvação. Usar este símbolo é viver uma vida de conversão, transformá-la em missão e serviço ao outro. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ACONTECEU: CRISMA 2012

Veja algumas fotos da bonita Celebração Eucarística em que nossos jovens receberam o Sacramento do Crisma no dia 09 de dezembro de 2012.





















A COROA DE ADVENTO



Desde a sua origem a Coroa de Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal sobretudo às crianças, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é família.

            
Além da coroa como tal com as velas, é uso antigo pendurar uma coroa (guirlanda), neste caso sem velas, na porta da casa. Em geral laços vermelhos substituem as velas indicando os quatro pontos cardeais. Entrou também nas igrejas em formas e lugares diferentes, em geral junto ao ambão. Cada domingo do Advento se acende uma vela. Hoje está presente em escolas, hotéis, casas de comércio, nas ruas e nas praças. Tornou-se mesmo enfeite natalino. Já não se pode pensar em tempo de Advento sem a coroa com suas quatro velas. 

Simbolismo da Coroa de Advento 
Pelo fato de se tratar de uma linguagem simbólica, a Coroa de Advento e seus elementos podem ser interpretados de diversas formas. Desde a sua origem ela possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas. Trata-se de acolher e cuidar da vida onde quer que ela esteja ameaçada. Podemos dizer que a Coroa de Advento constitui um hino à natureza que se renova, à luz que vence as trevas, um hino a Cristo, a verdadeira luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. É, sobretudo, um hino à vida que brota da verdadeira Vida.

A mensagem da Coroa de Advento é percebida a partir do simbolismo de cada um de seus elementos.

O Círculo
A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo. 
            
Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos. 


Os ramos verdes

Os ramos verdes que enfeitam o círculo constumam ser de abeto ou de pinus, de ciprestes. É símbolo nórdico. Não perdem as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. 

Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial e, por isso, problemático, menos significativo, visto que celebramos o Natal no início do verão e com isso não vivenciamos esta mudança da renovação da natureza. Por isso, a tendência de se substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, nozes, espigas de trigo.         



Para ornar a coroa usam-se também laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna homem, símbolo da sua vitória sobre a morte através da sua entrega por amor. 

Deste modo, nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas. 

Lembram os pontos cardeais, a cruz de Cristo, que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.



As velas

As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. 

O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).
Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:

a primeira vela é do profeta;
a segunda vela é de Belém;
a terceira vela é dos pastores;
a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
o tempo dos patriarcas;
o tempo dos reis;
o tempo dos profetas.
(6) BECKHÄUSER, Frei Alberto, Coroa de Advento – história, simbolismo e celebrações, Vozes, 2006.Ex

domingo, 9 de dezembro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE NATAL


Dia 20 de Dezembro
    19h - Missa com celebração da Penitência - Unção dos enfermos

Dia 22 de Dezembro
  19h - Missa com Auto de Natal - Pastoral da Juventude


Dia 24 de Dezembro
   20h - Missa do Natal do Senhor (fala um gesto concreto, uma doação para os mais pobres)

Dia 25 de Dezembro
                          Missas: 08:30h , 10h e 19h

Dia 31 de Dezembro
      19h - Santa Missa



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CRISMA 2012


A Paróquia São Francisco de Assis convida a todos para a Celebração Eucarística onde nossos jovens receberão o Sacramento da Crisma.
Dia: 09 de Dezembro às 10:00h 
Rua Caetano Martins, 42 - Rio Comprido - Rio de Janeiro / RJ