segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIA DO CATEQUISTA


"Quem ajuda na pregação tem 
mérito de pregador"


O mês vocacional tem nos ajudado a refletir sobre a vocação humana e, a partir dela, de sua incidência e importância na vida cristã. Dia 27 de agosto é dia do Catequista, mas na agenda vocacional deste mês, celebramos na liturgia o 4º Domingo, que nos faz lembrar destas pessoas especiais, verdadeiros pedagogos da fé, que colaboram na evangelização. Trabalhar na catequese é um verdadeiro ministério eclesial assumido cada vez mais por ministros não-ordenados, que se dedicam para auxiliar os pastores (párocos) na tarefa de formar e informar o Rebanho, capacitando os fiéis e neófitos da Comunidade Eclesial (Igreja, Paróquia) a um maior esclarecimento e vivência da fé, seja na iniciação cristã, na doutrinação, na formação humana ou na congregação de forças para organizar a comunidade.


O Catequista não é um Professor e nem deve pretender sê-lo. É antes de mais nada alguém que está inserido na Comunidade Eclesial, que gosta do que faz, e por acreditar na Igreja e professar sua fé no Deus Uno e Trino, quer colaborar para o crescimento qualitativo e quantitativo desta mesma Igreja. O Catequista não é só aquele que ensina, mais que aprende junto, aperfeiçoa, cresce, está junto, coordenando, orientando, mostrando pistas, caminhos. Para que ele possa fazer isso é preciso que antes esteja disposto a formar-se, a orientar-se, a ler, estudar, preparar-se a fim de que esteja em comunhão perfeita com o Evangelho e com os ensinamentos da Igreja. O Catequista não é mais uma criança ou adolescente ou mesmo uma pessoa adulta que esteja recém-iniciada na fé cristã. É sim, uma pessoa amadurecida na experiência, comprometida com a transmissão fiel daquilo que crê e vive. É uma pessoa de vivência sacramental, assídua a celebração dominical, um verdadeiro agente de pastoral. São Catequistas aqueles que trabalham na pastoral do Batismo, da Confirmação, da Eucaristia e do Matrimônio. São Catequistas que ajudam diretamente na formação eclesiástica de futuros sacerdotes e religiosos.


Aos Catequistas e às Catequistas nossos parabéns pelo seu dia e também votos de que continuem firmes na missão. Àqueles que desejarem inserir-se nesta bonita tarefa, neste gratificante ministério, nosso apoio e incentivo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ASSEMBLÉIA PASTORAL PAROQUIAL


A Paróquia São Francisco de Assis convida a todos os paroquianos, para o próximo domingo, dia 26 de agosto às 14:00 horas para a Assembléia Pastoral Paroquial.
Para juntos estudarmos e refletirmos o 11º Plano Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Local: Salão Paroquial
Horário: 14h

Não esqueçam: Coordenadores, participantes de Pastoral, Movimentos, Grupos, Paroquianos, Devotos de São Francisco..... Esperamos por todos vocês!

Endereço: Rua Caetano Martins, 42 - Rio Comprido - Rio de Janeiro / RJ

sábado, 4 de agosto de 2012

DIA DO PADRE


PADRE, PRESENÇA DO DEUS QUE AMA


"Com amor eterno eu te amei" 
(Jr 31, 3)


Pároco: Frei Brás
Cada vocação é um gesto do Deus-Amor. É colocar a pessoa humana mais perto do coração divino. O padre faz parte dos amigos de Cristo: "Não vos chamei servos, mais amigos" (Jo 15,15). Por isso o padre deve ser um amigo e uma presença permanente do Deus que nos ama e nos quer bem. 
Quando o padre batiza: é Deus que faz alguém entrar em sua família, dando-lhe a graça de ser seu Filho adotivo. Quando o padre celebra a Eucaristia: é Deus que se torna alimento e amigo de caminhada. Quando o Padre perdoa: é ali que mais se manifesta o Deus rico em misericórdia. Cada ato sacramental do padre torna presente um Deus que ama.



O Padre deve fazer cada pessoa sentir que Deus é amor, um amor que se doa, que se manifesta, que cria felicidade. Ser Padre é fazer perceber Deus perto da gente, "um Deus conosco", um Deus que comunica sua Palavra, um Deus que entra em nossa história, um Deus que se faz semelhante em nós em JESUS CRISTO, "imagem visível do Deus invisível" (Cl 1, 15). 
A história do amor de Deus se realiza de modo particular na ação do sacerdote, ministro do Senhor. Por isso, é preciso sentir-se responsável pela formação de mais padres para a Igreja de Jesus Cristo. Só com um número abundantes de padres, os gestos do Deus-Amor chegarão a cada coração e a cada necessidade. Sinta-se você também responsável pela formação de maior número de padres.
Não espere por um padre! Forme padres! Assim estará colaborando para que o Reino de Deus se estabeleça no meio da humanidade para torná-la mais feliz.
Queremos desejar ao nosso pároco Frei Brás e nosso vigário Frei Ariel todas as bênçãos e graças de Deus sobre suas vidas. E a todos os frades que fizeram presentes em nossa paróquia, nossas singelas orações.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÊS VOCACIONAL



Vocação é uma palavra que significa chamamento. Ao chamar os primeiros discípulos Jesus diz: “Segui-me e farei de voz pescadores de homens”. Muito mais que inclinação, dom e aptidão, vocação é um chamamento onde cada pessoa é convidada e convocada a responder com a própria vida o convite de Jesus. Na vocação é Deus quem vem ao encontro da pessoa humana e lhe convida a segui-lo. Assim, muito mais que inclinação, talento e aptidão para fazer algo, vocação é um chamado no qual a pessoa precisa engajar toda sua vida. Aqui a vocação e a pessoa se tornam Um. Não há separação entre a pessoa e a vocação a qual é chamada. Pois, quando se compreende que há uma divisão entre a pessoa e aquilo que se faz, podemos chamar de profissão, dom ou talento. E mesmo que a pessoa mude de profissão, sua vida não deixará de ser aquilo que é. Vocação é diferente. Só é possível vivê-la quando há uma integra total da vida a Deus. E a felicidade da pessoa vocacionada só se dará na realização de sua vocação.



 O primeiro chamado que Deus faz a toda pessoa humana é o chamado a vida, no qual todos são chamados à perfeição e a verdadeira realização. E o modo de viver em perfeição esta vida é escolher aquilo que dignifica esta natureza e não aquilo que a degrine.
No entanto, Deus chama cada pessoa a realizar dentro de uma comunidade uma vocação específica: Laical, matrimonial, sacerdotal e a vocação a vida consagrada. Cada vocação é chamada a responder dentro do seu estado de vida específico os apelos de Deus que deseja dentro da diversidade e multiplicidade fazer com que a realização e a felicidade de toda pessoa aconteça. Aqui o chamado é um convite à felicidade e a realização em Deus.